Anafilaxia – Perguntas e Respostas

Tenho 37 anos e sempre comi camarão sem qualquer problema. Recentemente, comi uma moqueca de camarão, tive um edema de glote e fui parar na emergência. Fiquei no soro e recebi vários medicamentos (adrenalina e corticoide). Des- de então nunca mais comi camarão. Será que foi mesmo alergia ao camarão? Posso comer caranguejo?
A alergia alimentar pode iniciar-se em qualquer idade e, em geral, ocorre após um período de consumo do alimento aler- gênico sem problemas. Este período é conhecido como perío- do de sensibilização, ou seja, uma fase em que o sistema imunológico está desenvolvendo a resposta alérgica ao alimento.

O edema de glote é uma manifestação grave de anafilaxia, em que existe risco de vida. O tratamento com adrenalina é ne- cessário e altamente eficaz. Os corticosteroides são utiliza- dos principalmente para prevenir a recorrência dos sintomas horas após ao quadro inicial. No casos de anafilaxia associa- dos à ingestão de camarão, o recomendável é a confirmação do diagnóstico mediante dosagem de IgE específica no sangue. É importante também que seja avaliada a sensibilização aos demais frutos do mar (lagosta, lagostim, caranguejo e siri). O risco de reação aos demais frutos do mar em pacientes com alergia e camarão é alto.

Estava no sítio de minha família e fui picada por um marimbondo. Tive inchaço no rosto, falta de ar e dor de barriga. Fui a um posto de saúdeeo médico me examinou, mediu a minha pres- são (estava baixa) e disse que era choque anafilático. Fui medicada com várias injeções e fiquei bem, mas estou com muito medo de voltar ao sítio por causa dos marimbondos. O que devo fazer? Tem algum tratamento para prevenir estas reações?
O quadro que você apresentou após a picada de marimbondo é designado anafilaxia, uma reação alérgica grave que pode acometer vários aparelhos e sistemas simultaneamente; no seu caso, a pele, o aparelho respiratório, o trato digestório e o aparelho cardiovascular, e que pode evoluir para choque anafilático. É importante que a causa do choque anafilático seja confirmada por meio da dosagem da IgE específica para marimbondo. O tratamento preventivo das reações anafiláti- cas à picada de marimbondos é realizado através da imunote- rapia (vacinas hipossensibilizantes) com extratos de marim- bondo. Este procedimento é bastante efetivo, entretanto é de- morado. A principal medida, a curto prazo, para a proteção dos pacientes com anafilaxia à picada de insetos é o autoapli- cador de adrenalina, para ser administrada em uma situação de emergência (nova reação à picada de inseto).

Fui realizar uma cirurgia de mioma e apresentei um quadro de alergia grave durante a cirurgia, que foi suspensa. Não lembro de nada, pois já estava anestesiada quando tudo aconteceu. Foi alergia ao anestésico?
Várias substâncias podem ocasionar reações adversas durante os procedimentos cirúrgicos, destacando-se as seguintes: bloqueadores neuromusculares (utilizados na indução da anestesia), anestésicos gerais, anestésicos locais, opioides, antibióticos, coloides e látex. A investigação diagnóstica do agente causador de uma reação anafilática durante uma ci- rurgia deve ser meticulosa, baseando-se na revisão do prontuário médico, características da reação e momento de sua ocorrência, bem como todos os medicamentos e materiais utilizados. Em uma etapa posterior, de acordo com a suspeita clínica, serão realizados testes cutâneos, laboratoriais ou de provocação com a(s) substância(s) suspeita(s).

O médico mandou comprar uma caneta aplicadora de adrenalina. Meu sobrinho começou o ano escolar e precisamos do medicamento sempre a mão, caso ocorra uma emergência. O que é isso?
São dispositivos contendo adrenalina para a autoadministração (ou administração por familiares/cuidadores, no caso de crianças) em situações de emergência alérgica – anafilaxia, que estão disponíveis em duas apresentações – adulto e pediátrico. Este produto, assim como qualquer outro medicamento, só deve ser adquirido por orientação médica. A sua principal indicação é para pacientes com histórico de anafila- xia por alergia a alimentos e/ou insetos (abelha, marimbondo e formiga-de-fogo ou formiga-lava-pés). Igualmente impor- tante, é que o paciente e familiares/cuidadores sejam orienta- dos sobre sinais e sintomas da anafilaxia, visando o reconhe- cimento rápido do quadro, bem como aplicação correta da adrenalina.