Alerta ao adequado diagnóstico de alergia alimentar.

 

Sabemos que a frequência de alergia alimentar vem aumentando e certamente é muito importante que um precisodiagnóstico ocorra, pois somente desta maneira o mais adequado tratamento pode ser adotado.

A base do diagnóstico em alergia alimentar é a consulta médica. Somente após uma adequada conversa com um médico, com experiência em alergia alimentar, é que se torna possível definir se as queixas apresentadas pelo paciente, de fato estão relacionadas a um processo alérgico. Precisamos lembrar que muitas das queixas que o paciente apresenta frequentemente não estão relacionadas com alergia. Uma barriga muito inchada, muitas cólicas, dor de cabeça, raramente estão associadas a um processo alérgico.

Na ânsia de responder às questões dos pacientes, pode-se incorrer no erro de solicitar exames que não são sequer adequadamente registrados e estudados no diagnóstico de alergia alimentar. Há exames que prometem definir a alergia, através de métodos que não apresentam evidências suficientes para serem realizados. Até o momento, os únicos exames de sangue que podem garantir alguma correlação entre alergia e alimento são os que detectam aIgE, que é a proteína responsável por alergias que apresentam reação imediata. Exames que detectam outros anticorpos, como IgG, para alergias tardias ou que usam outros métodos não devem ser realizados, pois não há base científica para a realização destes.

Esperamos com isto contribuir para que o paciente com suspeita de alergia alimentar não se submeta a exames desnecessários.

Prevenção e saúde é nossa missão!