Boletim ASBAI Edição Nº 54 | ACONTECEU NA ASBAI | Cerca de 92% do plasma brasileiro é descartado

Boletim ASBAI Edição Nº 54 | ACONTECEU NA ASBAI | Cerca de 92% do plasma brasileiro é descartado

Embora haja uma portaria pulicada no Diário Oficial de julho de 2020 dizendo “O plasma excedente do uso hemoterápico será destinado à Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – Hemobrás – para fins do uso industrial na produção de medicamentos hemoderivados”, cerca de 92% do plasma brasileiro, que poderia ser utilizado para a produção de hemoderivados, é descartado. Apenas 12% de todo plasma produzido é transfundido, sendo o restante rejeitado.

Esses dados foram apresentados durante o  Webinar Imunoglobulina Humana no Brasil: Hora de Agir. Na ocasião, foi lançada oficialmente a campanha #plasmajabrasil.

O evento contou com a presença de Jan M. Bult, fundador da JMB Consultancy, empresa que assessora o processo de viabilização de terapias com os governos. Bult é também presidente emérito da Plasma Protein Therapeutics Association (PPTA) e diretor executivo da Associação Europeia da Indústria de Produtos de Plasma. Participaram ainda os doutores Leonardo Rodrigues Campos, Antonio Condino Neto e a Dra. Ekaterini Goudouris.

Entre 1996 e 2018, a indústria de proteínas de plasma cresceu cerca de 7,8%, e metade do que ela movimenta diz respeito às imunoglobulinas. As estimativas indicam um crescimento mundial de 7% ao ano para os próximos cinco anos.

Estados Unidos, Austrália, Canadá e França, respectivamente, lideram o ranking dos países que mais usam imunoglobulinas (comparação de uso per capita). A América do Norte representa 67% da produção de plasma, enquanto a América Latina aparece com 1%.

“Por tudo isso, lançamos a campanha #plasmajabrasil, que visa sensibilizar o governo para a importância de se produzir hemoderivados e — principalmente — a imunoglobulina em nosso país, o que ajudará milhares de pacientes e famílias a ter qualidade de vida e até a sobreviver”, comenta a coordenadora do Departamento Científico de Imunodeficiências da ASBAI, Dra. Ekaterini Goudouris.

Se você é ativo nas redes sociais, ajude-nos colocando a #plasmajabrasil em suas postagens.

Confira aqui a íntegra do Webinar Imunoglobulina Humana no Brasil: Hora de Agir.

NOVIDADE

A partir deste mês, trazemos no Boletim os EVENTOS ONLINE realizados pela ASBAI. E para começar, segue a grade com os temas:
Novidade imunoterapia na prática clínica

http://bit.ly/imunoterapiapraticaclinica

Dermatite de contato

http://bit.ly/Dermatitecontato

Triagem Neonatal dos Erros Inatos da Imunidade: uma realidade brasileira

http://bit.ly/triagemneonatal

 

Agioedema hereditário

http://bit.ly/angioedemahereditario