01/10 – Dia Mundial da Urticária

01/10 – Dia Mundial da Urticária

Conheça os tipos de urticária

Veja os mitos relacionados à doença

Cerca de 20% da população apresenta um episódio de urticária em algum momento da vida. Pode acometer pessoas de ambos os sexos, em diferentes faixas etárias, do bebê ao idoso.  A doença se manifesta com lesões (“empolações”) avermelhadas na pele, que coçam muito e incomodam bastante. Podem ter tamanhos diferentes e se juntar formando placas, que duram até 24 horas. As mesmas lesões podem reaparecer em seguida, em outras partes do corpo.

Em algumas pessoas, a urticária pode vir acompanhada de angioedema (“inchaço”), que aparecer em qualquer parte do corpo sendo mais comum nas pálpebras e lábios. Na maior parte das vezes, não coça. Às vezes, pode ser acompanhado de dor ou queimação. Além disso, desaparece mais lentamente.

O Dr. Régis Campos, Coordenador do Departamento Científico de Urticária da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), explica que existem dois tipos de urticárias. “A aguda é a que dura menos tempo, no máximo seis semanas. É a mais frequente e ocorre, principalmente, nas crianças e adultos jovens. Já a urticária crônica tem duração igual ou superior a seis semanas. Ocorre mais em mulheres entre 25 a 45 anos de idade”.

A urticária crônica, por sua vez, pode ser dividida em 2 subtipos:

Urticária crônica espontânea, que é a mais frequente e as lesões surgem sem que se encontre qualquer fator externo responsável.

Urticária crônica induzida, em que as lesões são desencadeadas por fatores externos específicos (exemplo frio, calor), identificados pela história clínica e testes de provocação.

A urticária crônica, por ter duração prolongada, gera muito desconforto, ansiedade e pode até levar à depressão. Nesses casos, é necessário o acompanhamento do médico alergista juntamente outros profissionais da Saúde.

Conheça os MITOS relacionados à Urticária Crônica

 A pessoa que tem urticária crônica terá também choque anafilático?

MITO. O choque anafilático e edema na glote são mais comuns em pacientes que apresentam urticária aguda, sendo muito raros na urticária crônica. 

– Urticária é contagiosa.

MITO.  A doença não é contagiosa e nem transmitida de uma pessoa para outra.

– Estou grávida e tenho urticária. Meu filho também terá?

MITO. O fato de a mãe ter urticária não significa que o filho também a terá.

– Pessoas com urticária crônica devem fazer dieta e evitar corantes, leite e glúten.

MITO. Nem toda pessoa que tem urticária terá obrigatoriamente alergia ao leite e ao glúten. Por isso, não há necessidade desta dieta, a não ser em casos específicos detectados pelo alergista.

 

Sobre a ASBAI – A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

 

Serviço
Facebook: Asbai Alergia

Instagram: https://www.instagram.com/asbai_alergia/

Youtube: https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt

Twitter: @asbai_alergia
www.asbai.org.br

 

Informações para a Imprensa

Gengibre Comunicação

 (11) 94466-0408

Patrícia de Andrade – patricia@gengibrecomunicacao.com.br

Débora Torrente – debora@gengibrecomunicacao.com.br

Regiane Chiereghim – regiane@gengibrecomunicacao.com.br