Urticária Crônica: Como Diagnosticar?

Não existe um exame ou teste para confirmar o diagnóstico da urticária.  O diagnóstico da urticária é clínico, isto é, baseado na avaliação que o médico faz através da coleta do histórico e dados clínicos de cada paciente (anamnese). 
Assemelha-se a um inquérito policial, desafiando a perícia, paciência e meticulosidade tanto do entrevistador quanto do entrevistado.  Por isso, é muito importante que você conte a sua história e informe ao médico os sintomas, como está sua saúde, os medicamentos que faz uso. Toda informação será útil e importante.

O segundo passo na consulta é o exame físico, quando o médico examinará sua pele e avaliará as lesões: tipo, tamanho, localização no corpo.

Reconhecer a urticária é fácil, uma vez que as lesões na pele são bastante características:

  • Empolações avermelhadas na pele, que coçam e incomodam bastante.
  • Podem ter tamanhos diferentes e se juntar, formando placas.
  • Duram até 24 horas e quando se resolvem, não deixam marcas ou cicatrizes.
  • Em algumas pessoas, as lesões (empolações) podem vir acompanhadas de angioedema (inchaço) em diferentes locais do corpo, como: pálpebras, face, lábios, genitália, mãos e pés. O angioedema desaparece mais lentamente e também não deixa cicatriz.

Além da avaliação das lesões, o médico fará também um exame geral, para analisar suas condições de saúde.
Baseado nos dados obtidos, o médico definirá quais exames complementares serão necessários para investigação em relação da causa da urticária.

Na urticária crônica induzida, o médico pode lançar mão de testes chamados de provocação. Estes testes irão reproduzir na pele a lesão provocada pelo estímulo suspeito da sua causa como: frio, calor, pressão.

Na urticária crônica espontânea, onde não existe nenhum fator externo associado, os exames laboratoriais serão solicitados pelo médico de acordo com a suspeita clínica.

Os testes alérgicos têm pouca indicação nessa pesquisa.

Na realidade, em muitos casos de urticária crônica espontânea não é possível detectar uma causa específica.

Autoras:
Dra. Solange Oliveira Rodrigues Valle – Membro do Deptº. de Urticária da ASBAI
Dra. Maria de Fátima Epaminondas Emerson – Coordenadora da Comissão Especial de Assuntos Comunitários