Reações Adversas a Medicamentos

Em duas ocasiões me senti mal após receber anestesia no dentista. Nos dois episódios apresentei, cerca de meia hora após a aplicação, sensação de mal-estar súbito, pés muito gelados, tremedeira e crise de choro. Na primeira vez achei que era emocional. Tive um segundo episódio e me levaram para o pronto-socorro imediatamente, onde recebi soro e fiquei bem. Pode ser alergia ao anestésico?
Anestésicos locais podem provocar diversos tipos de reações, incluindo reações vagais, reações tóxicas, superdosagem e reações alérgicas. As reações alérgicas são raras e o seu relato sobre as manifestações clínicas apresentadas não sugere que tenha ocorrido uma alergia. A confirmação do diagnóstico da alergia ao anestésico é realizada por meio do teste de provocação em ambiente hospitalar.

É verdade que existe um teste feito no sangue para verificar a quais medicamentos uma pessoa é alérgica?
O diagnóstico da alergia a medicamentos é feito pelo médico-alergista, avaliando em conjunto: 1) dados da história clínica (anamnese), 2) dados do exame físico, 3) dados obtidos por meio de exames complementares, incluindo os testes cutâ- neos (puntura e contato), os testes de provocação e/ou exa- mes laboratoriais (sangue).
A investigação diagnóstica de alergia a medicamentos por meio de exames de sangue é limitada. Os métodos laboratoriais disponíveis só permitem a investigação de alergia a um peque- no número de medicamentos, destacando-se os seguintes: penicilina, amoxacilina, insulina e suxametônio (relaxante muscu- lar utilizado em anestesia geral).

Tenho uma filha de 5 anos que ficou alérgica a todos os antibióticos. Li um artigo sobre a dessensibilização a medica- mentos e achei interessante. Isto funciona?
A dessensibilização a medicamentos pode ser utilizada, mas este procedimento tem indicação restrita, em razão das limitações e dos riscos. A principal indicação para a dessensibilização a um medicamento é a necessidade imperiosa do uso deste fármaco e a ausência de um medicamento substituto. A maior limitação da dessensibilização é que os seus efeitos não perduram após a suspensão do medicamento, ou seja, cada vez que o paciente necessitar utilizar o produto terá de ser submetido a nova des- sensibilização. A alergia a todos os antibióticos é extremamente rara. Acho que o mais importante para a sua filha é definir a quais antibióticos ela é alérgica.