Projeto une entidade e empresas para conscientizar, incentivar e assegurar a inclusão de crianças com alergia alimentar nas escolas

Projeto une entidade e empresas para conscientizar, incentivar e assegurar a inclusão de crianças com alergia alimentar nas escolas

O encontro contará com representantes de escolas das redes pública e particular de São Paulo e Minas Gerais

Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)em parceria com a Danone Nutricia, divisão de nutrição especializada da Danone, e a OAK, empresa da área de educação e cultura, uniram-se para dar o primeiro passo para um projeto que visa conscientizar e construir um caminho de capacitação das escolas públicas e privadas sobre a questão da alergia alimentar.

Durante o primeiro encontro, dia 09 de novembro, que terá como tema “Alergias alimentares no ambiente escolar”, estarão em pauta os cuidados essenciais com a criança com alergia alimentar, o que fazer em casos de reações alérgicas graves, como evitar o bullying e garantir a inclusão social. Especialistas das áreas de Alergia, Nutrição, Psicologia e Fonoaudiologia, juntamente com os profissionais das escolas e famílias de crianças com alergia alimentar vão iniciar a construção de um projeto piloto, que deve começar no primeiro semestre de 2020.

“No Brasil não há estatísticas oficiais, porém, a prevalência parece se assemelhar com a literatura internacional, que mostra cerca de 8% das crianças, com até dois anos de idade, e 2% dos adultos com algum tipo de alergia alimentar”, comenta a Dra. Renata Cocco, Coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da ASBAI.

Segundo o ESPGHAN¹ (Sociedade Europeia de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrologia Pediátrica), 50% das crianças permanecem alérgicas acima de 1 ano de idade, 25% até 3 anos e 10% acima de 6 anos. Além disso, crianças alérgicas têm déficit de peso, são 1,5cm mais baixas e têm um aumento de 4,6% de risco de fraturas, comparadas com aquelas não alérgicas2.

O presidente da ASBAI, Dr. Flavio Sano, enfatiza a importância de uma ação nas escolas. “Nós, médicos especialistas, vimos com muita frequência famílias que não deixam as crianças participarem de festinhas de aniversário e até de frequentar a escola pelo medo de a criança sair do ambiente controlado e ser exposta ao alérgeno alimentar. Como sociedade médica, precisamos fazer algo em relação ao assunto”, explica Dr. Sano.

Para Vivian Novaes, gerente de marketing da Danone, “O encontro é uma oportunidade ímpar de ver e ouvir as principais necessidades e dificuldades dessas crianças através das experiências das mães, para refletir e construir um projeto que inclua, efetivamente, esse público no ambiente escolar”. Após o bate-papo, os representantes serão convidados a participar de uma dinâmica em grupo, onde terão a oportunidade de colocar em prática o que já executam ou o que consideram viável de implementação em suas instituições e cocriar um projeto factível.

As ideias serão avaliadas pelas equipes científica e de marketing da ASBAI, Danone Nutricia e OAK, e também pelos especialistas convidados. O projeto final tem início previsto para o primeiro trimestre de 2020, período em que será revelada a primeira instituição a receber a consultoria das três empresas envolvidas.

 

Sobre a ASBAI – A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Serviço
Twitter: @asbai_alergia
Facebook: Asbai Alergia
www.asbai.org.br

Sobre a DanoneNutricia – A Danone Nutricia, criada da fusão das unidades de negócio Early Life Nutrition (ELN) e Advanced Medical Nutrition (AMN) em fevereiro de 2019, chegou ao mercado com o propósito de transformar vidas por meio da nutrição. Com a união das expertises de suas unidades de negócio, tornou-se uma potência em nutrição especializada do Brasil, tendo em seu portfólio soluções nutricionais inovadoras. A Danone Nutricia é parte do Grupo Danone, cuja missão é levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas.

 

Assessoria de Imprensa da ASBAI:

Gengibre Comunicação

(11)94466-0408 (ligações e WhatsApp)

Patrícia de Andrade – patricia@gengibrecomunicacao.com.br

Débora Torrente – debora@gengibrecomunicacao.com.br

Regiane Chiereghim – regiane@gengibrecomunicacao.com.br

 

Assessoria de Imprensa da Danone Nutricia:

Weber Shandwick

Tiago Horbatow

11-3027-0254

THorbatow@webershandwick.com

 

 

Referência:

¹ Koletzko S, Niggemann B, Arato A, Dias JA, Heuschkel R, Husby S et al. Diagnostic Approach and Management of Cow’s-Milk Protein Allergy in Infants and Children: ESPGHAN GI Committee Practical Guidelines. JPGN 2012;55: 221–229.

² Canani RB et al. The Effects of Dietary Counseling on Children with Food Allergy: A Prospective, Multicenter Intervention Study. J Acad Nutr Diet. 2014;114:1432-1439; Morency ME et al. Association between noncow milk beverage consumption and childhood height. Am J Clin Nutr. 2017;106(2):597-602; Konstantynowicz J et al. Fractures during growth: potential role of a milk-free diet. Osteoporos Int. 2007;18:1601–1607.