Perda da qualidade de vida e autoestima podem ser causadas pela dermatite atópica

Perda da qualidade de vida e autoestima podem ser causadas pela dermatite atópica

– Coceira insuportável interfere no sono do paciente

– Hidratação contínua e atendimento multidisciplinar fazem parte do tratamento

#CongressoAlergia2019

A dermatite atópica (DA) é uma doença crônica que compromete, principalmente, a faixa etária pediátrica. Seu mecanismo é extremamente complexo, envolvendo uma alteração na arquitetura da pele, com perda transepidérmica de água levando ao ressecamento da mesma. A pele seca faz aparecer a coceira e crostas ressecadas, que, muitas vezes, acabam se infectando.

“Dermatite Atópica: Além da Pele – Sono e Qualidade de Vida” está na grade do 46º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que será realizado na cidade de Florianópolis (SC), entre os dias 25 e 28 de setembro. “A Medicina Translacional nas Doenças Alérgicas” é o tema central do evento.

Além dos sintomas visíveis na pele, a dermatite atópica interfere no sono e qualidade de vida do paciente, já que muitas vezes o prurido se torna insuportável. “Esse prurido pode ser localizado de acordo com a região comprometida ou ainda disseminado se a área doente for extensa. Nessa situação, o paciente se coça muito dormindo, o que atrapalha a qualidade do sono, o número de horas dormidas e reflete na qualidade de vida, pois o paciente acorda cansado, prejudicando o desenvolvimento de suas atividades diárias (escola, trabalho, entre outros). A irritabilidade causada pela coceira é enorme, impedindo a concentração ou ainda o sono”, explica a especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Dra. Danielle Kiertsman Harari.

Cuidados e autoestima – A hidratação da pele feita de modo adequado, na maioria das vezes, consegue resolver ou amenizar os sintomas. A especialista conta que curativos úmidos e bandagens que aumentam o poder de hidratação da pele são orientados rotineiramente em pacientes com DA moderada à grave. Além disso, os cuidados com a higiene do ambiente físico de forma regular e eficiente são importantes para o melhor controle da doença.

“A dermatite atópica interfere de forma direta na autoestima desses pacientes. Eles costumam se isolar, recusam frequentar escolas e atividades sociais. São pacientes que desenvolvem depressão, ficando reclusos em suas casas, sem vontade de nada. E quando são obrigados a se expor, por exemplo consultas médicas, saem de casa totalmente cobertos por roupas, bonés, óculos escuros fazendo de tudo para que passem despercebidos. O bullying é frequentemente relatado pelos pacientes”, detalha Dra. Danielle.

O diagnóstico correto e o tratamento multidisciplinar são muito importantes para resgatar a qualidade de vida e a autoestima dos pacientes com DA. São vários pilares a serem trabalhados, entre eles uma boa relação médico-paciente, esclarecimento e orientação da doença.  “Quando se fala em tratamento, devemos sempre lembrar da higiene ambiental, dos cuidados com o banho, da hidratação da pele (pilar fundamental), uso de medicação adjuvante se necessário, acompanhamento psicológico ou ainda dos grupos de apoio”, esclarece a especialista da ASBAI.

 

46º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia
Data: de 25 a 28 de setembro
Local: Centro de Convenções Centro Sul – Florianópolis – Santa Catarina
Horário: Das 8 às 18 horas
Credenciamento de Imprensa: imprensa@gengibrecomunicacao.com.br

 

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Serviço
Facebook: Asbai Alergia

Instagram: https://www.instagram.com/asbai_alergia/

YouTube: https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt

Twitter: @asbai_alergia
www.asbai.org.br

Informações para a Imprensa

Gengibre Comunicação

 (11) 94466-0408

Patrícia de Andrade – patricia@gengibrecomunicacao.com.br

Débora Torrente – debora@gengibrecomunicacao.com.br

Regiane Chiereghim – regiane@gengibrecomunicacao.com.br