Peixe e abelhas são destaques da Tenda de Alergia no Bem-Estar Global, em Cuiabá

Cuiabá foi o palco da penúltima edição do Bem-Estar Global de 2017. Realizado no Parque das Águas, o evento reuniu mais de oito mil pessoas e a ASBAI Regional Mato Grosso levou orientação e muita informação para a Tenda de Alergia.
Alergia a peixes de água doce/pantaneiros foi um dos temas trabalhados com a população. A alergia ao peixe é pouco discutida, mas afeta muitas pessoas na região em razão de o peixe estar presente em pratos típicos.
A alergia a himenópteros, em especial os casos relacionados à exposição às abelhas híbridas do pantanal mato-grossense, foi outro tema de destaque da Tenda de Alergia, já que pode desencadear desde reações de leve intensidade até quadros graves anafiláticos, que podem levar a óbito.
“A orientação correta é muito importante, tanto para a comunidade local como para os turistas e inclui a divulgação do que deve ser feito nesses casos, quando há a reação alérgica até a postura em caso de ocorrência de uma crise alérgica mais grave”, explica Dr. Juliano Philippi, especialista da ASBAI da Regional Mato Grosso.
Anafilaxia – É uma doença aguda, grave, potencialmente fatal, onde há risco de morte, caso a pessoa não seja imediatamente tratada com adrenalina. Vários fatores podem desencadear uma crise de anafilaxia, entre elas ferroadas de inseto, alimentos, medicamentos, exposição a látex, etc.

O quadro clínico pode ser dramático, com “urticária gigante”, geralmente acompanhada de angioedema (inchaço), comprometimento respiratório (como falta de ar, chegando à insuficiência respiratória), sintomas gastrointestinais (cólicas, vômitos e diarreia agudos) e comprometimento cardiocirculatório, com hipotensão e choque, sendo que em questão de minutos o paciente pode evoluir para morte.

No site www.anafilaxiabrasil.com.br estão disponíveis todas as informações sobre anafilaxia.