Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento

A ASBAI lamenta e se sente na obrigação de desmentir texto publicado no blog de um grande veículo de comunicação de SP, que afirma que o leite de vaca desencadeia crises respiratórias como a asma, por exemplo.

A Medicina Baseada em Evidências constitui a única fonte fidedigna capaz de conduzir diretrizes e protocolos de condutas. Informações obtidas a partir de opiniões de “experts“, casos clínicos isolados ou de baixa amostragem são vastos e não implicam conhecimento reprodutível. A exclusão do leite de vaca como prevenção de crises de asma em pacientes infectados pelo Covid-19 é uma informação leviana, imprudente, irresponsável, completamente contradita pelas evidências científicas consagradas.

“O consumo do leite de vaca está comprovadamente relacionado com o aumento do processo inflamatório nos brônquios e com o aumento da formação do muco” (citação da matéria).

Esclarecemos que a alergia ao leite de vaca é uma doença de múltiplos espectros clínicos, mas não há evidências de que a asma, como sintoma isolado, seja uma das formas de manifestação. Salientamos também que o diagnóstico de alergias ou intolerâncias deve ser estabelecido por médicos, que apresentam capacidade técnica e discernimento para avaliar individualmente cada caso.

E que a exclusão de qualquer alimento como forma de prevenção é prática completamente contraindicada sob qualquer premissa, acarretando inclusive riscos de reações alérgicas graves no momento de sua reintrodução.

Por fim, a ASBAI permanece à disposição para esclarecimentos técnico-científicos que possam esclarecer de forma responsável quaisquer dúvidas a respeito de doenças alérgicas.

Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)
Departamento Científico de Alergia Alimentar