Látex e medicamentos podem causar anafilaxia durante procedimento cirúrgico

Látex e medicamentos podem causar anafilaxia durante procedimento cirúrgico

Embora rara, a anafilaxia perioperatória pode ser grave e até fatal. Acomete entre 0,5 e sete pacientes para cada 10 mil cirurgias, sendo três grupos os principais responsáveis por desencadear a reação: bloqueadores neuromusculares (populares “curares”), látex e antibióticos.

No Brasil, o látex é a segunda principal causa de anafilaxia durante uma cirurgia, porém a sensibilização a este alérgeno está em declínio pela melhora na qualidade dos materiais que levam látex, como as luvas cirúrgicas, utilizadas por médicos, enfermeiros e equipe hospitalar.

Para minimizar a ocorrência de uma anafilaxia durante a cirurgia, o Dr. Marcelo Vivolo Aun, diretor da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) lista alguns cuidados que o paciente deve ter. “Avisar ao médico sobre alguma reação alérgica em outra anestesia que tenha tomado, se é alérgico ao látex ou a outros medicamentos que não tenham sido investigados com profundidade, por exemplo, um analgésico/anti-inflamatório, que pode vir a ser aplicado durante a cirurgia”, alerta o especialista.

Para as pessoas que já tiveram reação alérgica a algum medicamento e precisam passar por um procedimento cirúrgico, o Dr. Aun alerta para a importância de procurar por um alergista e fazer a investigação completa, que é lenta e trabalhosa, mas necessária para descobrir o causador e evitar a próxima reação alérgica, entre elas a anafilaxia, a mais grave.

 

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Serviço
Facebook: https://www.facebook.com/asbai.alergia/

Instagram: https://www.instagram.com/asbai_alergia/

Youtube: https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt

Twitter: @asbai_alergia
www.asbai.org.br

 

Informações para a Imprensa:

Gengibre Comunicação

(11)94466-0408 (ligações e WhatsApp)

Patrícia de Andrade – patricia@gengibrecomunicacao.com.br

Débora Torrente – debora@gengibrecomunicacao.com.br

Regiane Chiereghim – regiane@gengibrecomunicacao.com.br