Dia Internacional da Mulher – Cosméticos estão entre as maiores causas de alergia

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) alerta para um dos tipos mais comuns de alergia: o relacionado a cosméticos. Esmaltes, lápis de olho, batom, tinta para cabelo estão entre os mais relatados.

As reações causadas por cosméticos podem ser de dois tipos:

. Dermatite de Contato Irritativa – é mais comum e se caracteriza por coceira, queimação e sensação de “picadas”, surgindo logo após a aplicação do produto.
. Dermatite de Contato por hipersensibilidade: resulta da sensibilização alérgica e não depende de ação irritante ou tóxica do produto sobre a pele.

Um dado importante é que a alergia não aparece na primeira vez em que é usado o produto, mas sim com o passar do tempo. Os principais sintomas das alergias a cosméticos são: vermelhidão na  pele, inchaço, formação de bolhas, coceira.

Várias substâncias usadas na pele, como perfumes, cremes e cosméticos, são mais reativas se expostas à luz solar, podendo causar as chamadas fotodermatites.

“Ainda temos outras dificuldades, como, por exemplo, os rótulos desses produtos, que trazem informações confusas, em uma linguagem desconhecida do público leigo”, conta a Coordenadora de Assuntos Comunitários da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Dra. Fátima Emerson.

Além disso, podem ocorrer reações cruzadas. Cito a alergia à tintura de cabelo, que é muitas vezes causada por uma substância chamada parafenilenodiamina, usada como fixador. Tatuagens de henna são populares no verão, tanto em adultos como em crianças, pelo fato de serem temporárias e consideradas sem riscos. Porém, alguns tipos de henna negra recebem a adição de parafenilenodiamina, com objetivo de tornar a secagem mais rápida e realçar o desenho. Contudo, as tatuagens temporárias que contém altas taxas desta substância são mais agressivas ao organismo, com maior chance de provocar alergia.

A Dra. Fátima dá algumas dicas de prevenção:

– Use produtos de qualidade certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);

– Guarde os cosméticos em lugar fresco e protegido da luz solar;

– Não use produtos que estejam com o prazo de validade vencido;

– Não compartilhe maquiagens com outras pessoas.

– Não use perfumes quando for à praia ou quando se expuser ao sol.

– Se tiver dúvidas sobre um determinado cosmético, peça orientação ao seu alergista, para evitar reações desagradáveis.

Sobre a ASBAI
A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1946. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cujo objetivo é promover o estudo, a discussão e a divulgação de questões relacionadas à Alergologia e à Imunologia Clínica, além da concessão de Título de Especialista em Alergia Clínica e Imunologia a seus sócios, de acordo com convênio celebrado com a Associação Médica Brasileira. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Serviço
Twitter: @asbai_alergia
Facebook: Asbai Alergia
www.asbai.org.br

Informações para a Imprensa
Gengibre Comunicação
(11)5096-0838

Patrícia de Andrade –patricia@gengibrecomunicacao.com.br
Débora Torrente – debora@gengibrecomunicacao.com.br
Regiane Chiereghim – regiane@gengibrecomunicacao.com.br