Alergia e Gravidez

A evolução da alergia durante a gestação é variável. É fato que, se a doença é controlada, há uma redução de crises, de atendimentos em pronto-socorro, interna- ções hospitalares, diminuindo, também, as complica- ções na gravidez e no parto. Logo, o controle adequa- do das doenças alérgicas oferece melhores resulta- dos para gestantes e seus bebês.

Estou grávida, tenho rinite e asma. Posso tomar os remédios, ou prejudicam meu bebê?
A gestante pode e deve ser tratada durante a gravidez com to- tal segurança para ela e para o desenvolvimento do feto. No caso da asma, o tratamento é sempre recomendado, pois o ris- co da doença sem controle é muito maior do que os possíveis efeitos colaterais dos remédios. O controle da rinite na gravidez também é importante, e o tratamento é escolhido de acordo com a gravidade, pesando-se os riscos e os benefícios.

Tenho asma desde criança e quero saber se posso engravidar.
Aasma controlada com tratamento adequado não impede a gravidez.

Usar bombinha na gravidez pode afetar meu bebê?
Existem medicamentos inalados com bom perfil de segurança na gestação. A asma sem controle ocasiona uma baixa da oxigenação, gerando riscos para o feto.

Nunca fui alérgica, mas desde que engravidei estou sempre com o nariz entupido. Será que me tornei alérgica?
A gestação vem acompanhada de modificações hormonais, que podem influenciar a mucosa nasal, ocasionando edema e congestão nasal, independente da existência de alergia ou não.