Alergia a medicamentos: cresce tratamento de dessensibilização para diferentes tipos de remédios

  • 90% das reações a medicamentos se manifestam na pele

  • Congresso em outubro trará novidades sobre a técnica

O tratamento da alergia a fármacos vem apresentando novidades nos últimos anos e uma delas é o uso – cada vez mais amplo – da dessensibilização para diferentes medicamentos, técnica que utiliza o próprio desencadeador da reação alérgica como tratamento.

Estima-se que até 12% da população já tenha apresentado alguma reação após o uso de um medicamento, e mais de 90% delas se manifestam na pele. As reações podem ocorrer imediatamente (no mínimo uma hora e no máximo em 24 horas). Os principais sintomas nestes casos são urticária, angioedema e anafilaxia.

“Existem também reações tardias, que ocorrem dias e até semanas após o uso da medicação, e incluem reações leves, como um ´grosseiro´ na pele, mas também as denominadas farmacodermias graves, onde ocorre o descolamento da pele e envolvimento de outros órgãos como rins e fígado, por exemplo”, explica o Dr. Luís Felipe Ensina, diretor da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), organizadora do 45º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que acontece entre os dias 20 e 23 de outubro, em Recife.

Alergia a medicamentos pode acometer indivíduos de qualquer idade, mas é mais comum em adultos e idosos, visto que estes tendem a usar mais medicamentos do que crianças e, portanto, estão mais expostos ao risco. Pessoas com determinadas doenças como o HIV apresentam um risco maior de desenvolver reações a medicamentos.

A dessensibilização só é indicada quando não existe nenhuma outra opção terapêutica para o paciente, como por exemplo um paciente com câncer que apresentou reação alérgica por um quimioterápico, e este quimioterápico é o único capaz de controlar aquele tipo de câncer.

Nos casos de reação alérgica, o Dr. Luís Felipe orienta entrar em contato com o médico que prescreveu as medicações e, se possível, suspendê-las. Procurar um hospital ou especialista em alergia imediatamente são ações importantes para garantir segurança e o bem-estar do paciente.

Guias para Avaliação e Abordagem da Hipersensibilidade a Fármacos” é uma das palestras programadas para a 45º edição do Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, organizado pela ASBAI, que tem como tema central este ano “Alergia e Imunologia na Era da Medicina de Precisão”.

45º. Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Alergia e Imunologia na Era da Precisão

Data: de 20 a 23 de outubro

Local: Sheraton Reserva do Paiva – Recife

Inscrições: www.congressoalergia2018.com.br/inscricoes/index.php#topo